quarta-feira, 20 de julho de 2016

Funções da Loja Virtual para WordPress Store Front – Parte 01

Há algum tempo atrás eu escrevi um artigo falando um pouco sobre o Store Front. Foi algo bem superficial sem maiores pretensões. Prometi que escreveria mais artigos sobre esta maravilhosa ferramente para criar sites de comércio eletrônico, e acabei não cumprindo em 2011. Mas como estamos em um novo ano, decidi eliminar as “pendências” do ano passado e fazer todos os artigos que prometi. Vou começar com esta série de dois artigos listando e comentando as funções do Store Front de forma bem detalhada. Vamos a elas… Instalação com um clique Isto aqui é uma facilidade incrível. Toda a instalação é feita com um único clique. Você não precisa se preocupar com configurações complicadas e difíceis de fazer. Logo, não é necessário entender de programação e ser um usuário super avançado em informática para conseguir pôr a sua loja no ar. Por exemplo, o instalador popula o seu site com categorias e produtos de demonstração. A utilidade disso é que logo de início você já visualiza o site como ele deve ficar. E a partir daí, é só substituir as categorias e produtos de demonstração pelos que você efetivamente vai precisar, e incluir outros. Usabilidade A usabilidade é um componente bastante sensível em toda loja virtual. Para quem não sabe, usabilidade se refere à experiência do usuário ao navegar pela loja, o potencial cliente deve se sentir confortável no ambiente encontrando tudo que ele precisa sem muito esforço. Carrinho de compras, categorias, produtos, formas de pagamento, formas de contato, garantia, tempo de entrega, atendimento; tudo isso, e outras coisinhas, precisam estar dispostas de forma a não estressar os visitantes e contribuir para que a venda seja fechada. O nosso tema em questão acerta em cheio em todos estes critérios de usabilidade e torna a navegação da sua loja virtual muito agradável e divertida. Diferentes modos de carrinho de compras Estes modos servem para adequar o sistema ao seu projeto. Pode ser que você precise de uma loja virtual no modelo tradicional, vendendo produtos físicos. Mas é possível que você queira vender ebooks, cursos em audio/video e softwares. Ou ainda, disponibilizar apenas um catálogo virtual para expor seus produtos, sem opção de venda pela web. Carrinho de compras tradicional Como já mencionado anteriormente, se você vende produtos tradicionais que demandam entrega pelo correio ou transportadora, é indicado para o seu caso o carrinho de compras tradicional. Loja de produtos digitais Os produtos digitais ou infoprodutos possuem uma particularidade de não precisarem de entrega física. São enviados por email ou download direto. Catálogo de produtos Se o que você possui não é bem uma loja no termo clássico da palavra, esta opção pode ser para você. Vou exemplificar. Se você é um prestador de serviços e trabalha com móveis planejados, seria interessante ter na internet um catálogo mostrando seus trabalhos já realizados. Ou seja, as pessoas não poderiam comprar os seus móveis diretamente, mas poderiam entram em contato e solicitar um orçamento. Gerenciador de produtos Claro, em um sistema completo como este que trabalha em conjunto com o WordPress, você tem disponível todos os controles do seu site através do painel administrativo. Nele é possível gerenciar todos os produtos, categorias, subcategorias etc. Gerenciador de pedidos Sempre que alguém iniciar o processo de compra, será armazenado no banco de dados um pedido contendo todas as informações necessárias para gerir o processo de cobrança, recebimento do pagamento e entrega dos produtos. Opções de envio Você pode definir globalmente para o site inteiro diversas formas de envio: gratuita, valor fixo, valor variável e por peso. E, eventualmente, definir estes detalhes produto a produto especificamente. Vários gateways de pagamento Os gateways de pagamento atualmente são a forma mais otimizada de receber os pagamentos de uma loja virtual de pequeno a médio porte. Eles são simples de implantar e trazem mais conforto e confiança para os seus clientes, principalmente se sua loja for nova e/ou desconhecida. Nos tempos em que vivemos, as pessoas têm muito medo de repassar informações críticas como número de cartão de crédito para um site que elas não conhecem. Sendo assim, se você receber seus pagamentos através de um gateway como Paypal, Pagseguro, Moip ou Pagamento Digital, você poderá até vender mais porque a confiança das pessoas nestes sites conhecidos é muito maior. Concluindo Este artigo é a primeira parte de uma série de dois. Ou seja, ao ler este texto, você está conhecendo apenas a metade das funções do Store Front. Não esqueça de ler a segunda parte.

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