Que aprender inglês ajuda na carreira de qualquer profissional, isso tudo mundo já sabe. Em algumas profissões, no entanto, saber inglês deixa de ser uma opção e passa a ser um conhecimento que serve de instrumento para o trabalho. Entre as profissões que mais fazem uso da língua inglesa – finanças, vendas, comércio, secretariado – a área de programação é a que mais trabalha com o uso da língua.
Há um velho ditado que diz que quem é programador e não aprende inglês nunca será um programador de verdade. E faz sentido, já que boa parte dos programas, dos termos e dos equipamentos usados nessa área estão em inglês. Maurício, por exemplo, largou o emprego de programador por um ano e foi morar na Austrália para aperfeiçoar seu inglês.
Segundo ele, essa foi a experiência mais valiosa até o presente, pois a partir dela as portas para a programação se abriram. Ele cita que antes precisava traduzir documentação através de tradutores simultâneos e era complicado obter respostas através de fóruns brasileiros. Depois de ter tomado a decisão de deixar tudo para trás e começar a aprender inglês, tudo isso mudou. Mas e quando não é possível viajar, seja por falta de tempo ou dinheiro? Uma plataforma nova e promissora chegou há 5 meses no Brasil e vem mudando o conceito de ensino de idiomas, como é o caso da Preply, que oferece aulas de inglês online com professores brasileiros, estrangeiros ou nativos.
Segundo ele, essa foi a experiência mais valiosa até o presente, pois a partir dela as portas para a programação se abriram. Ele cita que antes precisava traduzir documentação através de tradutores simultâneos e era complicado obter respostas através de fóruns brasileiros. Depois de ter tomado a decisão de deixar tudo para trás e começar a aprender inglês, tudo isso mudou. Mas e quando não é possível viajar, seja por falta de tempo ou dinheiro? Uma plataforma nova e promissora chegou há 5 meses no Brasil e vem mudando o conceito de ensino de idiomas, como é o caso da Preply, que oferece aulas de inglês online com professores brasileiros, estrangeiros ou nativos.PROGRAMADOR PRECISA APRENDER INGLÊS!
Evoluir em tecnologias e desenvolver novas metodologias nessa área, sem ter o domínio do inglês, é extremamente difícil, e isso pode ser reconhecido através de atividades simples como a correção de umbugLog Error, por exemplo. Esse profissional precisa conhecer os sistemas de forma aprofundada e ler manuais ou decorar não vai ajudar muito, além de tornar o processo todo mais cansativo. Como o programador desenvolve softwares, corrige sistemas e utiliza fontes que, em sua grande maioria, estão na língua inglesa, fica difícil atuar sem a língua
Além disso, a moda dos Apps para Android e iPhone também estão fazendo com que o mercado se atualize mais rapidamente e quando o profissional entende o idioma pode “beber diretamente da fonte”, sem precisar esperar por traduções de qualidade. Se você está pensando em estudar programação ou é programador e precisa decorar os termos porque não sabe falar a língua, o ideal é começar com o aprendizado do inglês agora mesmo! Após ter atingido a fluência, até o próprio exercício das atividades ficará mais fácil, bem como o campo de atuação do profissional, que se amplifica diante da maleabilidade de seus conhecimentos.Dizem que quando uma novidade tecnológica surge em países desenvolvidos como os Estados Unidos, demora de um a dois anos para que ela chegue até aqui. Por exemplo, o Uber que chegou recentemente aqui, já existia nos EUA a algum tempo. Saber inglês te dá a oportunidade de ter contato com o que há de mais novo em tecnologia no mundo!
Muitas pessoas dizem que não tem tempo para estudar inglês. Eu já digo que é “desculpinha”. Ainda mais com a possibilidade de estudar remotamente com professores qualificados. E se você for olhar na plataforma Preply, o preo das horas estão bem acessíveis. Então não tem desculpas, as oportunidades estão aí batendo na porta, caberá a você estar preparado ou não.
Bons estudos!
0 comentários: